LETRA CURSIVA : QUANDO E COMO ENSINAR?

O ensino da letra cursiva

O ensino da letra cursiva sempre foi um assunto muito polêmico. Geralmente, recebo perguntas como: Por quê, quando e como ensinar a letra cursiva?


Nós professores, precisamos estar sempre pautados em estudos e comprovações cientificas em relação a importância da letra cursiva.

Para uma boa reflexão, acredito que seja interessante observarmos alguns pontos importantes:


Toda criança tem o direito de ter acesso à todos os tipos de letras da nossa cultura escrita. Sendo assim, os alunos não podem sair da escola analfabetos de algum tipo de letra.


É preciso compreender que existe  que antecede a escrita  da letra cursiva.

A prioridade, durante a alfabetização, deve ser consolidar as propriedades do Sistema de Escrita Alfabética, por isso, o momento certo para ensinar a letra cursiva, é quando os alunos se encontram em fase alfabética.




Apresentação dos tipos de letras 

É fundamental que durante o processo de alfabetização, a criança tenha acesso aos  diferentes tipos de letra. Iniciando com a letra de fôrma em caixa alta, passando para o reconhecimento da letra de fôrma minúscula, pensando na questão do letramento e na cultura escrita. 


A apresentação da letra cursiva é muito importante para esse processo de reconhecimento das letras, pois contribui para o bom desenvolvimento da criança. 




Importância da letra cursiva

A letra cursiva, é extremamente importante para auxiliar na memória, atenção, reconhecimento das letras,  na escrita e percepção visual.


Quando uma criança escreve em letra cursiva, ela estabelece novas conexões cerebrais, as quais chamamos de sinapses, responsáveis por transmitir informações de uma célula para outra, possibilitando novas aprendizagens.




A letra cursiva e o lúdico

Para o processo de reconhecimento e apropriação da letra cursiva, é importante a ludicidade que envolve as atividades. Pensando nisso, é importante o desenvolvimento de um trabalho em parceria com o professor de educação física. Trazendo de forma lúdica, o trabalho com atividades de grafomotricidade.



Grafomotricidade: GRAFO- MOTRICIDADE (Escrita – Ato Motor)

É um conjunto de funções motoras que possibilitam ao indivíduo, traçar os movimentos necessários para realização da escrita ou desenho. Estas funções motoras estão estreitamente conectadas com a globalidade do corpo.




O objetivo da grafomotricidade é permitir que o ato motor da escrita aconteça com precisão, fluidez e regularidade.


Dessa forma o aluno consegue dominar o gesto e o instrumento utilizado (lápis ou giz de cera), aliados à percepção e a compreensão da imagem a se reproduzir.


O aprendizado nunca acaba


Mesmo depois que a criança aprende a letra cursiva, seu treino contínuo possibilita avanços na coordenação motora fina, tonicidade muscular e coordenação visomotora, pois envolve uma certa concentração para a realização de cada traçado no movimento de cada letra.


Gostou? Então não esqueça de curtir e compartilhar!


Siga @samantasemh nas redes sociais. Lá compartilho minha rotina de uma professora de ensino fundamental.


Um grande abraço,


Samanta Santos

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem